domingo, fevereiro 13, 2011

Orkut!!

Quantos amigos você tem? Eu, por exemplo, tenho 960(no perfil 1), mas nunca vi ou falei com vários deles. O Roohollah, de Teerã, coitado, não tem nenhum. Já alguns outros conhecem tanta gente que precisam criar dois ou mais clones(perfis) de si mesmo para administrar suas amizades.
O parágrafo acima é absurdo, realmente. Virtualmente, no entanto, milhões de pessoas se cadastraram em sites que desenham mapas de seus círculos de convivência. No Brasil, a mais popular dessas comunidades virtuais é, de longe, o orkut (com “o” minúsculo, mesmo). O internauta que digita www.orkut.com é saudado com a pergunta “Quem você conhece?” antes de fazer o login. Ele não é apenas forçado a quantificar seus amigos, como é induzido a classificá-los por grau de intimidade, declarar-se fã dos mais chegados e escrever-lhes testemunhos(depoimentos) do tipo “te considero para caramba”. Muitas dessas informações são públicas. No orkut, todos os usuários têm acesso a dados pessoais dos outros e todo mundo sabe quem é amigo de quem. Privacidade definitivamente não é prioridade por lá.
Por aqui, orkut virou tema de animadas conversas de bar e corredores de empresas. Viciou adolescentes com tempo livre de sobra, mas também executivos que se desdobram para conciliar suas tarefas diárias com horas de bisbilhotice nas páginas de amigos e desconhecidos. Por que tanto sucesso? 

Mas a pergunta é....

O site de amizade, namoro e negócios já tem 700 mil fãs brasileiros - e outros milhares aderem à rede todos os dias. Por quê? O orkut é um fenômeno passageiro ou veio para ficar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário