terça-feira, agosto 31, 2010

Como utilizar o celular como modem?

Achei bem interessante isso então está ai!

Fonte retirada daqui.

Nesta postagem você vai aprender como utilizar seu celular para se conectar a internet no computador utilizando cabo de dados ou conexão bluetooth. Os celulares fazem o mesmo que este modem 3g que as operadoras comercializam.
A maioria dos celulares atuais possui a função de modem dial-up, porém é pouco conhecida pelos usuários.
Atenção: Este é um serviço cobrado, consulte a sua operadora para mais informações.


1.0 O que é necessário para realizar a conexão?
->Um aparelho celular (para saber se seu celular possui esta função verifique no manual);
->Um modo de conexão entre o computador a o celular (cabo USB ou Bluetooth);
->Computador (se a conexão for via bluetooth o computador terá que ter o bluetooth integrado clique aqui para saber mais sobre bluetooth no celular e aqui para seber o que é bluetooth)
->Estar dentro da área de cobertura sendo ela 3g, EDGE ou GPRS (existem outros tipos de conexão mais estes são os mais comuns para celulares);
->Possuir um plano ou pacote de dados para navegar (Atenção: Não utilize esta conexão pagando em avulso, pois fica muito caro, primeiro ligue para o SAC da sua operadora e pergunte quais os planos ou pacotes de dados disponíveis para você).

1.1 Utilizando o celular como modem via cabo usb:
Primeiro de tudo você que terá que ter os drivers do celular instalados no computador porque se não o seu celular não será reconhecido. Os drivers vem junto com um cd de instalação do software do celular, se não tiver procure na internet.

1.1.1 Configurando a conexão via usb:
Se você já tiver instalado o software do celular ele mesmo se encarregará de configurar tudo sozinho, se der algum problema na conexão o próprio programa te dá o passo a passo para configurar, é muito fácil, porém escolha a opção via usb. Agora, se você instalar apenas os drivers do celular aí já exigirá mais de sua parte para configurar, vou explicar abaixo o modo padrão, algumas coisas poderão modificar de acordo com seu sistema operacional (obs. Eu utilizo o Windows Vista).
1.1.2 Reconhecendo o celular pelo computador:
1º->Instale os drivers do seu celular (normalmente você encontra os drivers no site do fabricante)
2º->Ligue o celular e conecte o cabo usb, na tela do seu celular aparecerá algumas opções, selecione modo usb, se não tiver selecione outra que não seja modo de armazenamento. (se não aparecer nada não se preocupe, pois tem aparelhos que não aparece nada). Espere alguns segundos para que o sistema operacional reconheça e instale o novo dispositivo.
1.2.3 Configurando a conexão dial-up:
Vá em iniciar, painel de controle, centro de rede e compartilhamento, configurar uma conexão ou uma rede, após isso aparecerá uma janelinha, dando seguimento escolha a opção conectar-se à internet, avançar, marque a opção “não, criar uma nova conexão”, avançar, “Dial-up”, avançar, neste momento seu celular aparecerá na lista (se você fez direitinho as configurações anteriores), selecione seu celular (em alguns casos não aparecerá o nome do seu celular, aparecerá algo do tipo "modem padrão"), avançar, agora você deverá preencher os campos:

Número de telefone dial-up: *99# (este número varia de acordo com a marca, também poderá ser *99**1# ou *99**3# se nenhum funcionar ligue para o SAC da sua operadora)
Nome de usuário: Deixe em branco
Senha: Deixe em branco
Nome da conexão: Pode ser o que você quiser.

Atenção: Estas últimas configurações variam para cada operadora, deixe em branco, se não der certo ligue para o SAC de sua operadora e peça mais informações. Agora á só clicar em conectar e se divertir. Toda vez que quiser utilizar a conexão que você configurou vá em iniciar, conectar a, aparecerá uma janela, selecione a conexão que você criou e clique em conectar, aparecerá uma outra janela, clique em discar.

1.2 Utilizando o celular como modem via Bluetooth:
Existem três maneiras para configurar esta conexão:
1.2.1 Através do software do dispositivo bluetooth:

Se seu computador tiver já instalado o software que gerencia o dispositivo bluetooth abra-o(Geralmente o programa é o bluesoleil), agora vá ao celular e ative o bluetooth, volte ao computador, no programa deverá ter a opção de se conectar via dail-up, selecione e conecte-se (isso pode variar para cada programa, o ideal é pesquisar em algum site de busca como configura o seu programa(especifique-o) de bluetooth para acesso a internet.
1.2.2 Através do software do aparelho celular:
Se você já tiver instalado o software do celular ele mesmo se encarregará de configurar tudo sozinho, se der algum problema na conexão o próprio programa te dá o passo a passo para configurar, selecione a conexão via bluetooth. (Como sempre digo, isso tudo varia de acordo com marca e modelo).
1.2.3 Através da configuração manual, este é utilizado quando não se encontra instalado nenhum dos dois softwares citados acima:
Este é o modo manual, é o método utilizado caso o seu computador não tenha os dois softwares acima citados, vá em iniciar, painel de controle, dispositivos bluetooth, aparecerá uma janelinha, clique em adicionar, aparecerá um assistente para adicionar novo dispositivo bluetooth, agora vá no celular e ative o bluettoth dele, volte ao computador e marque a opção “Meu dispositivo está instalado e pronto para ser localizado”, após marcar clique em avançar, neste momento ficará alguns segundos localizando, depois disso selecione seu celular e clique em avançar, agora aparece a parte da chave de acesso, marque a primeira opção “Selecionar uma chave de acesso para mim” (você também poderá selecionar outra, porém aqui vou ensinar esta), avançar, agora vá ao celular e digite a chave de segurança que apareceu nesta tela (no celular aparecerá um campo para digitar).
Pronto, agora seu computador vê seu celular como modem, a única coisa que falta é configurar a conexão dial-up que é a mesma maneira de configurar no modo usb a qual consta na linha 1.2.3.

Pronto só falta clicar em conectar e se divertir. Toda vez que quiser utilizar a conexão que você configurou vá em iniciar, conectar a, aparecerá uma janela, selecione a conexão que você criou e clique em conectar, aparecerá uma outra janela, clique em discar. E divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário